segunda-feira, 23 de março de 2015

Tudo sobre "Os Dez Mandamentos" que estreia nesta segunda

Primeira novela bíblica da TV Record, "Os Dez Mandamentos" é uma superprodução épica que reconta uma das mais famosas passagens da Bíblia: a saga de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à terra prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai. 

Livre adaptação dos livros "Êxodo", "Levítico", "Números" e "Deuteronômio", e com efeitos especiais grandiosos, a novela cobre mais de cem anos de história e terá 150 capítulos divididos em quatro fases. Com dezenas de personagens, além do conteúdo histórico, "Os Dez Mandamentos" também será repleta de conflitos familiares, intrigas, luta pelo poder, traições, inveja, ódio, paixões proibidas e amores impossíveis, em tramas recheadas de muita emoção.

A novela começa na cidade de Pi-Ramsés, no Egito, aproximadamente em 1300 a.C, quando o poderoso faraó Seti, que odeia e despreza o povo hebreu, decreta a morte de todos os bebês israelitas do sexo masculino. Para desespero do povo escravizado, muitos bebês são jogados no rio. Mas um deles é salvo por sua família, que o coloca num cesto de junco, confiando que Deus o levará para um lugar seguro.

O cesto desce pelo rio e acaba indo parar nas mãos da princesa Henutmire, que se apieda da criança e resolve ficar com ela. O menino é batizado como Moisés e é criado como um verdadeiro príncipe egípcio ao lado de seu tio-irmão, Ramsés, e da bela Nefertari, que despertará o amor dos dois, provocando muitos conflitos.

Já adulto, Moisés se envolve com o sofrimento de seu povo e acaba caindo em desgraça com o faraó. Obrigado a fugir, ele vai para a terra de Midiã, onde se casa com a bela e rebelde Zípora, e passa muitos anos trabalhando como pastor de ovelhas. Um belo dia, ao pastorear seu rebanho, Moisés recebe um chamado de Deus, que se revela a ele e o manda voltar ao Egito para libertar seu povo da escravidão.

Ao voltar, Moisés reencontra seus irmãos Arão e Miriã, sua mãe, Joquebede, e enfrenta aquele que se tornará seu pior inimigo: Ramsés, que herdou o trono do Egito e fará de tudo para impedir Moisés de retirar seu povo de lá. Somente após sua terra ser assolada pelas Dez Pragas e a morte de seu próprio filho, Ramsés permite que o povo finalmente saia do Egito. Mesmo assim, acaba voltando atrás e resolve persegui-los através do deserto. É então que Deus, num dos momentos mais grandiosos do Antigo Testamento, abre o Mar Vermelho deixando o povo hebreu passar a pés secos no meio dele, e depois o fecha, matando o exército egípcio que os persegue.

No deserto, os hebreus passarão por muitas peripécias e desafios, sempre liderados por Moisés, que os guiará ao longo de quarenta anos até chegarem à terra prometida. Durante esta jornada, personagens e tramas paralelas se misturarão à história principal, criando uma novela épica sem precedentes, onde o público verá um povo sendo forjado, uma nação sendo preparada, e acompanhará a trajetória de fé e coragem de Moisés e seu povo.


Escrita por Vivian de Oliveira e direção geral de Alexandre Avancini, “Os Dez Mandamentos”  estreia dia 23 de março às 20h30 e será exibida de segunda à sexta. Grande parte do elenco de "Os Dez Mandamentos" recebeu jornalistas de diversos veículos de comunicação para a divulgação da trama, que estreia nesta segunda, dia 23 de março, às 20h30, na Record. Também estiveram presentes no evento o diretor geral da novela, Alexandre Avancini, o diretor de teledramaturgia do Recnov, Anderson Souza, e a autora Vivian de Oliveira. Entre os atores que marcaram presença na coletiva de imprensa estavam Guilherme Winter, Sérgio Marone, Camila Rodrigues, Giselle Itié, Denise Del Vecchio, Zécarlos Machado, Angelina Muniz, Larissa Maciel, Petrônio Gontijo, Mel Lisboa e Samara Felippo, Paulo Figueiredo, Thierry Figueira, Heitor Martinez, Luciano Szafir, Floriano Peixoto e Juliana Didone.

Parte da produção foi gravada no deserto do Atacama, no Chile, e também em um trigal do município de Guarapuava, no Paraná. As demais cenas contam com quatro frentes de gravações, que estão sendo produzidas em três estúdios do Recnov e na Cidade Cenográfica, a maior já construída pela Record.

Segundo informou o diretor Anderson Souza, Os Dez Mandamentos tem uma equipe de 450 profissionais, com investimento de R$ 700 mil por capítulo. Além da Cidade Cenográfica, com uma área de 7 mil m², foram construídos 28 cenários dentro dos estúdios do Recnov. No total, foram escalados 85 atores, entre eles 14 crianças. Outros nomes ainda serão escalados para filmar a quarta e última fase da novela.

“Não tenho dúvidas que conseguimos reunir o melhor grupo de atores para essa produção que terá um total de 150 capítulos divididos em 4 fases. Como já conhecemos, há dez grandes eventos que acontecem nessa passagem da bíblia e parte destes episódios serão produzidos em Los Angeles, nos Estados Unidos, como por exemplo, a abertura do Mar Vermelho”.

Após a exibição de um clipe com imagens da novela, a autora Vivian de Oliveira foi chamada para falar com os jornalistas. Emocionada com as cenas que foram apresentadas, Vivian contou que foi com grande alegria que recebeu o convite para escrever uma novela sobre Moisés, um dos principais personagens do velho testamento.

“Estamos contando uma história muito rica, muito bela e tenho certeza que o público vai se identificar”.


Protagonista da novela, o ator Guilherme Winter dá vida a Moisés. Salvo ainda bebê por sua mãe Joquebede (Samara Felippo/ Denise Del Vecchio), que o coloca no rio Nilo em um cesto para livrá-lo da ira do Faraó, Moisés é encontrado pela princesa Henutmire (Mel Lisboa/ Vera Zimmerman), filha do seu quase algoz, que o acolhe por compaixão. Sem saber que Joquebede é a mãe biológica de Moisés, Henutmire aceita a jovem como ama de leite e entrega a criança aos cuidados de Joquebede, que leva o filho de volta para a Vila dos Hebreus. 

Ao completar três anos, Moisés é adotado pela princesa, que o separa de sua mãe biológica. Ele cresce como um nobre egípcio, mas a separação traumática de Joquebede deixará lembranças que serão recuperadas com o tempo. Quando criança ele descobre que fora adotado, mas somente na fase adulta a verdadeira identidade da sua mãe biológica é revelada. Moisés cresce na companhia de Ramsés (Sérgio Marone) e Nefertari (Camila Rodrigues), uma amizade que vem desde a infância, mas que se transforma em um intenso triângulo amoroso. 

Cercado de pessoas que o odeia, Moisés faz de tudo para conquistar a aprovação de todos, em especial a de seu avô Seti (Zécarlos Machado), mas nada do que ele faz é suficiente. Moisés se torna um dos mais brilhantes guerreiros do exército do Faraó e, também, um dos arquitetos responsáveis por desenhar as plantas das construções da cidade. Jovem, bonito e destemido ele desperta o amor de Nefertari, mas sua grande paixão será Zípora (Giselle Itié). Moisés vê sua vida mudar completamente quando, para defender um escravo hebreu, ele mata um oficial egípcio. Obrigado a fugir do Egito, ele passa a ter uma vida simples como pastor de ovelhas até ser escolhido por Deus como libertador de seu povo.
 

O primeiro trabalho de Guilherme Winter na Rede Record foi em 2013, na minissérie José do Egito. No mesmo ano foi o psicopata ”Veludo” na novela "Pecado Mortal", de Carlos Lombardi. O ator também fez o episódio “Um Cego em Betsaida” na segunda temporada de "Milagres de Jesus". 


Já Sérgio Marone, em seu primeiro trabalho na Record, dará vida a Ramsés, um príncipe criado para ser o faraó do Egito. Desde criança foi incentivado pelo pai  Seti I a se achar acima de tudo e de todos. Ele se esforça ao máximo para corresponder às expectativas paternas e cresce arrogante, mimado e com profunda aversão pelos escravos hebreus, capaz de atos de crueldade com aqueles que considera inferiores. Ramsés não é de meio termo e se mostra profundamente generoso com as pessoas que ama. Assim ele ignora a origem de Moisés e o ama como a um irmão.

Ramsés sempre nutriu uma paixão avassaladora por Nefertari e um ciúme doentio, que beira a obsessão. Apesar de perceber o sentimento de Nefertari para com Moisés, ele confia naquele que considera um irmão. Ao assumir o trono como Faraó, depois da morte do pai, passa a considerar a si mesmo um deus vivo. A única pessoa que consegue influenciá-lo é Nefertari.
 

Homem de extremos, toda admiração e amor que sentiu por Moisés enquanto eram companheiros de infância e juventude se transformará em ódio mortal quando se reencontrarem. Ramsés ficará profundamente ferido e decepcionado quando Moisés retornar ao Egito para libertar seu povo. A rejeição que sentirá dará impulso a um ódio cego e avassalador àquele que agora considera como um traidor. Por causa de sua resistência, perde tudo o que ama e destrói o Egito.


Conheça os personagens
MOISÉS (Enzo Simi / Guilherme Winter) - Israelita
Moisés é salvo ainda bebê por sua mãe Joquebede que o coloca num cesto e o entrega ao rio Nilo para livrá-lo da ira do Faraó, que havia decretado que todo menino hebreu deveria morrer. A princesa Henutmire, filha do Faraó, o encontra no rio e o acolhe por compaixão. Moisés cresce como um príncipe até que cai em desgraça e deixa o Egito para viver como pastor de ovelhas. Após seu encontro com Deus, Moisés retornará ao Egito para libertar seu povo da escravidão e enfrentará aquele que um dia teve como um irmão – Ramsés.

JOQUEBEDE (Samara Felippo / Denise Del Vecchio) - IsraelitaMulher doce e forte, com um olhar que transmite serenidade, sabedoria e fé. Joquebede é capaz de tudo para preservar sua família. Ela salva seu filho Moisés da morte ao colocá-lo dentro de um cesto no rio Nilo, confiando que Deus tomará conta de seu bebê. Apesar de todo sofrimento, ela nunca perde a fé e confia em Deus plenamente.

ANRÃO (Roger Gobeth / Paulo Gorgulho) - IsraelitaHomem honesto, digno, honrado e de muita fé. É apaixonado por sua esposa Joquebede e por sua família. Gosta de contar aos filhos Miriã e Arão sobre os antepassados de seu povo. Ensina os filhos a exercerem a fé em Deus e a não se corromperem com deuses pagãos. Arrisca sua vida para que Joquebede consiga salvar o filho caçula do casal, Moisés, e é gravemente ferido.

ARÃO ( Victório Ghava/ Kadu Schons / Petrônio Gontijo) - IsraelitaHomem forte, honesto, bondoso, mas impetuoso e revoltado. Escravo hebreu, passa por todo tipo de humilhação. Sente muita raiva e mágoa de seu irmão Moisés, por ele ter sido criado como egípcio com todo o conforto, enquanto ele e seu povo passam as maiores privações. Apesar de seu jeito revoltado, Arão tem um coração enorme e ama profundamente sua família. Será escolhido por Deus para ajudar Moisés em sua missão de libertar o povo.

MIRIÃ (Isabella Koppel / Ariela Massoti / Larissa Maciel) - IsraelitaMulher de forte personalidade e muita fé. Quando criança, ajuda a mãe a salvar o irmão Moisés. Esperta e corajosa, enfrenta perigos para conseguir chegar até Henutmire depois que a princesa encontra Moisés nas águas do Nilo. Por sua iniciativa, Joquebede passa a ser a ama de Moisés. Torna-se uma moça desprendida, independente e de língua afiada, o que é muito incomum para a época.

SETI I (Zecarlos Machado) - EgípcioFaraó poderoso e um grande governante para o povo egípcio, além de um brilhante militar. Teme que os hebreus se aliem aos inimigos do Egito, já que são fortes e numerosos. Influencia o povo contra os hebreus e os escraviza de forma implacável. Odeia os israelitas e decreta que todo bebê hebreu do sexo masculino seja morto. Ele aceita o desejo de sua filha em adotar Moisés, mas despreza o neto de origens hebreias.

TUYA (Angelina Muniz) - EgípciaGrande  esposa real,  cumpre com naturalidade e classe as responsabilidades que sua posição exige. Mulher ciente de sua posição, usa de seu poder com sabedoria e sutileza. Ela é mãe de Henutmire e de Ramsés, o herdeiro do trono do Egito.

HENUTMIRE (Mel Lisboa / Vera Zimmermann) - EgípciaHenutmire encontra o bebê Moisés nas águas do Nilo e o salva por compaixão. Ela o entrega a ama de leite Joquebede, sem saber que se trata da mãe biológica do menino. Henutmire não consegue levar uma gravidez a termo e, quando Moisés completa três anos, ela o retira de sua família hebreia e o cria como seu filho. Mulher de bom coração, sofre com as infidelidades do marido e mal sabe que sua dama de confiança, que se faz de grande amiga, na verdade a odeia.

DISEBEK (Daniel Aguiar / Eduardo Lago) - EgípcioHomem de porte, muito charmoso, galanteador e mulherengo. Um dos melhores oficiais do faraó Seti I. É apaixonado pela prostituta Yunet, a quem promete casamento. Seus planos, porém, mudam quando é promovido a general do exército e recebe como presente a mão da princesa Henutmire. Pai adotivo de Moisés, aceitará criar o menino hebreu com relutância, mas acabará amando-o como seu filho.




RAMSÉS (Edu Pinheiro / Sérgio Marone) - EgípcioHomem bonito, elegante e sedutor. Filho de Tuya e Seti I, Ramsés é criado para ser o futuro faraó do Egito. Ama Moisés como a um irmão, apesar de suas origens hebreias. Essa grande amizade sofrerá seu primeiro abalo quando eles disputarem o amor da bela Nefertari, companheira de infância dos dois. Quando se tornar Faraó, Ramsés dará vazão a toda sua megalomania, aumentando o sofrimento do povo hebreu. Sua amizade por Moisés se tornará ódio mortal quando ele retornar ao Egito pedindo a libertação dos hebreus em nome de Deus. Ramsés se considera o próprio deus na terra.

NEFERTARI (Giovanna Maluf / Camila Rodrigues) - EgípciaNefertari é criada como filha do Sacerdote Paser, mas na verdade é fruto do relacionamento amoroso entre Yunet e Disebek, seu verdadeiro pai. Ela vive no harém do palácio tendo como companheiros de brincadeiras Moisés e Ramsés. Os três crescem e, o que era brincadeira, torna-se uma disputa romântica com consequências imprevisíveis. Acostumada a ter os dois amigos a seus pés, Nefertari fica dividida entre um e outro. Apesar de sua índole boa, Nefertari pensa como uma nobre egípcia e convive naturalmente nesse mundo, sem dar grandes importâncias ao drama dos hebreus.

YUNET (Day Mesquita / Adriana Garambone) - EgípciaDançarina e mulher de conveniência para soldados, aguarda sua chance de ascender socialmente. É apaixonada por Disebek, mas seu amado a deixa grávida para se casar com a princesa Henutmire. Levada para o palácio pelo próprio amante, Yunet resolve seduzir o Sacerdote Paser e se casa com ele, enganando-o com sua suposta virtude e escondendo a real paternidade da criança. Torna-se nobre e dama de companhia de Henutmire, a quem inveja e odeia em segredo. O grande sonho de Yunet é que sua filha, Nefertari, se case com Ramsés e se torne rainha do Egito. E ela fará o que for necessário para que isso aconteça.

PASER (Paulo Nigro / Giuseppe Oristanio) - EgípcioSacerdote do palácio, Paser cai na lábia de Yunet e se casa com ela sem saber que está grávida de outro. Pai amoroso e dedicado de Nefertari, ele leva um tempo até descobrir quem é realmente sua esposa e do que ela é capaz. Paser é leal e dedicado à família real e a seu Faraó.

BOMANI (Milhem Cortaz) – EgípcioOficial egípcio designado a encontrar e executar os bebês hebreus, entre eles, Moisés. Homem cruel, que conduz os escravos hebreus com mão-de-ferro.

ZÍPORA (Giselle Itié)– MidianitaZípora é a mais velha das sete irmãs de Jetro. Com a morte precoce da mãe, ajudou o pai a criar as mais novas e se tornou uma mulher forte e decidida. Seu temperamento estourado, sem meias-palavras, ar meio xucro e selvagem, esconde uma natureza amorosa e leal. Ela e Moisés soltam faíscas logo que se conhecem. Mas, o que aparenta ser antipatia e ódio gratuitos, é apenas o prelúdio de um grande amor. Zípora trabalha com o rebanho do pai e ajudará Moisés se tornar um pastor de ovelhas.

ADIRA (Rayana Carvalho) - MidianitaAdira é a irmã sensata e doce. Sempre tentando evitar brigas, ela procura harmonia e paz. Muito chegada à Zípora, confidencia à irmã o amor proibido que nutre pelo filho de uma família rival de seu pai.

JERUSA (Thais Muller)- MidianitaDoce e gentil, mas desmiolada. Esquece de tudo, precisando de constante supervisão nas tarefas. Quebra as coisas, erra na cozinha e na feitura de tecido. Tem bom coração, mas faz sempre tudo errado. Apesar disso, Jerusa tem personalidade e não leva desaforo pra casa.

BETÂNIA (Marcela Barrozo) - MidianitaBetânia faz o que tiver que fazer para conseguir algo que deseja. Invejosa, está sempre implicando com Jerusa e tem inveja da irmã, Zípora, a quem considera uma mandona metida. Quer se casar a qualquer custo e, quando Moisés chega em Midiã, não poupará esforços para tê-lo como marido.

ADA (Camila Santanioni) - MidianitaTudo que Ada deseja é encontrar um marido rico, ter belas joias e viver no conforto. Como sabe que tem que esperar as mais velhas se casarem primeiro, aguarda sua vez. Confidente de Betânia, compartilha das armações da irmã, cúmplice.

DAMARINA (Talita Younan) - MidianitaDamarina está sempre com a cabeça nas nuvens, imaginando histórias lindas e românticas. Enquanto Jerusa é atrapalhada, Damarina é distraída, não por falta de habilidade, mas por ter o pensamento longe. Sensível e delicada, apesar de parecer não perceber as coisas à sua volta, é capaz de rara perspicácia quando se trata de sentimentos humanos.

JAQUE (Rafaela Sampaio / Fran Maia) – MidianitaCaçula da família, Jaque é destemida e valente como sua irmã Zípora. Menina doce e gentil, adora cuidar das ovelhas e ficar ao ar livre. Leal e sincera, Jaque sente uma paixão platônica com Moisés assim que ele chega a Midiã.

OSEIAS/JOSUÉ (Sidney Sampaio) - IsraelitaBonito, tímido e dono de um excelente caráter.  Seu nome de nascimento é Oseias, mas passará a ser chamado de Josué por Moisés. Trabalha nas obras da cidade, seguindo os passos de seu falecido pai. De temperamento calmo, gentil e apaziguador, desde criança Josué demonstra ser alguém especial. Difícil não gostar desse rapaz tão justo e encantador.

CALEBE (Rodrigo Vidigal)Forte e impetuoso, Calebe é como uma força da natureza que precisa ser guiada. Seu pavio curto é compensado por um coração puro e generoso. Alegre e brincalhão, costuma se deixar levar por seus arroubos e paixões com facilidade.  É o melhor amigo de Josué e com ele vai herdar a promessa de entrar na Terra Prometida por ter confiado em Deus.

AMÁLIA (Marina Moschen / Lisandra Souto) - IsraelitaResponsável e prestativa, ajuda Joquebede a criar os filhos. É apaixonada pelo jovem Num, com quem se casa. Seu filho Josué nasce quando ela já não tinha mais esperança de engravidar. Perde o chão com a morte de seu amado esposo e morre logo após dar a luz. Antes, porém, entrega seu filho aos cuidados de Joquebede, Eliseba e Arão.

NUM (Vicente Tuchinsky / Licurgo) - IsraelitaHomem honesto, trabalhador, marido amoroso e pai dedicado. É respeitado pelos outros israelitas por seu comportamento irrepreensível. Acredita que um dia Deus irá tirá-los da escravidão e passa horas contando histórias para os filhos de Arão. É apaixonado pela esposa e aguarda ansioso pelo nascimento do filho do casal. Morre açoitado pelos egípcios por ter cometido um pequeno erro no trabalho.

ELISEBA (Gabriela Durlo) - IsraelitaMulher de fibra, que, mesmo grávida, trabalha nos campos de trigo do faraó. Eliseba tem quatro filhos com Arão. Mãe e esposa dedicada e amorosa,  ela acalma os ímpetos e revoltas de Arão com carinho e delicadeza.  Os dois se amam profundamente.

NABADE (Higor Castro / Marco Antonio Gimenez) - IsraelitaEscravo do faraó, executa trabalhos pesados ao lado do pai. Jovem sem compromisso, que abusa da bebida e gasta o pouco que tem com prostitutas. Passa a agir de forma mais ajuizada depois de presenciar as pragas no Egito, mas sua mudança é temporária. É consagrado como sacerdote, assim como o pai e os irmãos. Sobe ao Monte Sinai com Moisés, seu pai e setenta anciãos, e vê a glória de Deus.

ABIÚ (Kaik Brum/Daniel Siwek) - IsraelitaFortemente influenciado por seu irmão Nabade, o segue em tudo que faz. É ordenado sacerdote por Deus. Assim como Nadabe, tem a oportunidade de ver de perto a glória de Deus, mas peca contra o Senhor e é morto por Ele.

JETRO (Paulo Figueiredo) - MidianitaSacerdote, homem sábio, sensato e amoroso. Acolhe Moisés quando ele foge do Egito e lhe dá Zípora como esposa. Será mentor de Moisés e o pai que ele nunca teve, tratando-o com amor e respeito. Apesar de viver em uma cultura politeísta, reconhece o Deus de Israel como o único Deus verdadeiro. Pai de sete filhas, é obrigado a lidar com os humores e peculiaridades femininas que estão além do que qualquer sabedoria masculina tenha capacidade de enfrentar.

ELEAZAR (Rafael Sun/ Bernardo Velasco) - IsraelitaHomem gentil e apaziguador, não vê com bons olhos as atitudes dos irmãos Nadabe e Abiú, mas respeita a hierarquia familiar. Tenta influenciá-los para o bom caminho, sem sucesso. Com a morte dos dois irmãos mais velhos, é escolhido para suceder o pai como sumo sacerdote das tribos de Israel. É um homem de fé e caráter.

INÊS (Brendha Haddad) –IsraelitaEsposa de Eleazar e mãe dedicada de Finéas. Mulher doce e gentil. Sofrerá assédio do cunhado Nadabe, mas se portará com dignidade, sempre protegendo a família.

HUR (Floriano Peixoto) - Israelita
Assimilou como poucos a cultura egípcia. Pai de Uri. É um exímio artesão, que trabalha exclusivamente para o faraó. Faz questão de se vestir como os egípcios, além de idolatrar os deuses determinados pelo faraó. Vive com conforto no palácio, mas faz visitas frequentas à vila dos hebreus onde tem amigos e família. Nutri uma paixão secreta pela Princesa Henutmire, mas acaba se envolvendo com Miriã.

URI (Rafael Sardão) - IsraelitaAprendeu o ofício do pai e trabalha com ele como artesão no palácio. Assim como Hur, Uri também assumiu uma identidade egípcia e gosta de viver dessa forma. Vive em constante conflito com sua esposa, que é uma israelita fervorosa e não o quer influenciando seu filho, Bezalel.

LEILA (Juliana Didone) - IsraelitaNão aceita que o marido sirva ao Deus de Israel e aos deuses egípcios ao mesmo tempo. Faz sua vontade valer dentro de casa e influencia Bezalel a não seguir o mesmo caminho do pai e do avô, que se afastaram de seu povo e de seu Deus.

BEZALEL (Luiz Felipe Mello / Igor Cosso) - IsraelitaÉ um rapaz angustiado e dividido, pois cresceu com seus pais brigando por causa da religião. Também aprendeu o ofício de artesão, mas prefere vender sua arte para os israelitas. Por influência da mãe, acaba se tornando um rapaz de muita fé. É bom caráter, sincero e tímido. Vai receber de Deus a grande incumbência de construir o Tabernáculo.

AOLIABE (Binho Beltrão) - IsraelitaEscultor talentoso, será o ajudante de Bezalel na construção do Tabernáculo. É extrovertido, engraçado, mas influenciável.

APUKI (Heitor Martinez) - EgípcioTruculento e vingativo, Apuki trata os hebreus com mão de ferro. É ele quem supervisiona as obras e castiga os escravos com açoites. Conheceu Judite quando ela ainda era uma escrava e a desposou, mesmo desprezando os hebreus. Apesar disso, hostiliza sua esposa por suas origens, dividido em seus sentimentos. Pai de Jairo e Ana. Por temor a Deus após as pragas, seguirá com sua família na fuga do Egito, mas incitará Arão e os israelitas a construir o Bezerro de Ouro.

JUDITE (Nanda Ziegler) - IsraelitaEsposa de Apuki. Mulher sofrida e submissa, aceita com resignação as humilhações e maus tratos do marido. Mãe dedicada de Ana e Jairo, sofre preconceito entre os hebreus por ter se casado com um egípcio e se afastado de Deus.

ANA (Tammy di Calafiori) – Egípcia / IsraelitaRejeita sua origem israelita e adora os deuses egípcios. É muito apegada ao irmão Jairo e sonha em se casar com um nobre. É ambiciosa e mal vista pelos hebreus mais tradicionais. Desdenha e brinca com o amor que sabe que Josué sente por ela. Irá fazer uma grande jornada até que as decepções e o sofrimento a façam enxergar o valor de um amor verdadeiro. Com o tempo, Ana se torna uma mulher de muita fé e temente a Deus.

JAIRO (Gabriel Quaresma/ Erich Pelitz) – Egípcio / IsraelitaTrabalha como feitor de obra, seguindo os passos de seu pai Apuki. Vai se apaixonar pela prostituta Safira, sem saber que ela também é a favorita de seu pai. É o único que defende sua mãe Judite. Não gosta de agir de forma truculenta como o pai na condução dos escravos, por isso é considerado por ele um fraco. Consegue executar bem seu trabalho, sem usar a violência.

CORÁ (Victor Hugo) - IsraelitaCapataz, chefe dos trabalhadores. Presta contas para os feitores egípcios. Corrupto, moralista, não é confiável. Irmão de Safira, nega abrigo quando ela é repudiada pelo marido. Não acredita que Moisés seja um libertador enviado por Deus e tenta jogar o povo contra ele. Vai provocar uma rebelião no deserto para desautorizar Moisés e será punido.

BINA (Kátia Moraes) – IsraelitaEsposa de Corá, mãe dos meninos Assir e Elcana.  Mulher fofoqueira, adora uma intriga. Casou-se dando o golpe da barriga e morre de ciúmes do marido, hostilizando qualquer mulher que imagine se aproximar dele.

SAFIRA (Jeniffer Setti) - IsraelitaDepois de ter sido rejeitada por seu marido Datã, pede para que seu irmão Corá a aceite de volta em casa,  já que seus pais morreram. Com a negativa do irmão, Safira é obrigada a se prostituir para sobreviver. Torna-se uma das meninas de Ahmós ao trabalhar na Casa de Senet. Vai se apaixonar por Jairo, mas por conta da profissão, acaba se relacionando também com o pai dele, Apuki.

DATÃ (Bruno Padilha) – IsraelitaIrmão de Abirão.  Acredita em Moisés, mas é muito influenciado por Corá.   É covarde e vulnerável. Depois de repudiar a esposa Safira, tenta conquistar a jovem Noa. Vai se unir a Corá numa rebelião contra Moisés.

ABIRÃO (Sandro Rocha) – IsraelitaIrmão de Datã.  Pessimista, mau caráter e falso. Nunca está satisfeito com nada. Gosta de ir à Casa de Senet beber e se divertir com prostitutas.

NOA (Pérola Faria)– IsraelitaFilha de Abigail e Zelofeade. É cortejada por Datã, mas se apaixona por Bezalel. Sofrerá com o assédio e a obsessão de Datã por ela e tentará escapar dele a todo custo.

KAREN (Anita Amizo) - EgípciaProstituta, amiga de Safira. Trabalha na casa de Senet. É apaixonada por Meketre, seu cliente fixo. Com ele tem um filho, Bak. Paga a hebreia Abigail para tomar conta de seu filho e o visita sempre que pode. Tem adoração por Bak e sofre por não poder lhe dar uma família feliz. Antes de morrer em uma das pragas, pede a Abigail que leve o menino para conhecer o pai, que se surpreende com a revelação.

AHMÓS (Carlos Bonow) - EgípcioAssume a propriedade da Casa de Senet após a morte de Bennu. Ahmós usa sua casa para articular segundo suas necessidades e interesses econômicos. Tem acesso aos homens que a frequentam e seus segredos. Por conta disso, possui certo poder já que conhece o lado oculto de seus clientes. Homem amoral e manipulador, lida com suas empregadas como se fossem mercadoria, sem compaixão.

MEKETRE (Luciano Szafir) - EgípcioRico comerciante de madeira, tem livre acesso ao palácio. Apaixonado pela esposa, faz tudo por ela, mas não consegue deixar de ver sua amante Karen na Casa de Senet. Pai dedicado. Vai assumir o filho bastardo Bak depois da morte de Karen.

TAIS (Babi Xavier) - EgípciaMulher fútil, mas de bom coração. Divertida, nada parece lhe tirar do sério. É amiga das nobres do palácio. Quer ajudar a serva Ana a se casar com um nobre. Sua vida vai mudar quando descobrir que seu marido tem um filho com outra mulher. Vai assumir a criança e criá-la como se fosse dela.

GAHIJII (Fernando Sampaio) - EgípcioNobre cozinheiro real do palácio. Considera-se um artista e está sempre querendo inventar novidades e testar novos ingredientes. Homem bom, gentil, atencioso... mas que não mexam em sua cozinha! Gahiji teve uma infância difícil o que lhe rendeu uma sabedoria incomum para sua idade. Muitas vezes servindo de conselheiro amoroso, a única vida amorosa que não deslancha é a sua. Após a morte de sua esposa, de quem era divorciado, passará a cuidar do filho Chibale, que vivia longe, e o criará no palácio, sonhando em torná-lo um grande cozinheiro como o pai.

ELDADE (Paulo Reis) - IsraelitaTrabalha nas plantações de trigo. Homem simples, humilde, bondoso e sábio, muito temente a Deus. Vai se tornar um dos setenta anciãos escolhidos por Moisés para ajudá-lo a conduzir o povo.

ZELOFEADE (Felipe Cardoso) - IsraelitaHomem bom e afável, companheiro de trabalho leal e solidário. Tímido, fará algumas tentativas de arrumar uma esposa até que finalmente se encantará com Abigail.

ABIGAIL (Bianka Fernandes) - IsraelitaAbigail vive com a irmã Leila e trabalha como escrava. Apaixona-se por Zelofeade e eles se casam. Depois de anos de casamento, serão abençoados com a filha Noa e mais quatro filhas que nascerão durante o êxodo no deserto.

NAYLA (Maria Ceiça) - NúbiaEsposa núbia de Seti I. Negra e muito bela, transita com elegância no harém e volta e meia troca farpas com a maldosa Yunet. Tem a confiança da rainha e seu status de esposa do Faraó lhe garante uma vida confortável e farta.

IKENI (Vitor Pecoraro) - EgípcioNão confia nos israelitas e ajuda a persegui-los quando eles saem do Egito. Vai morrer afogado no Mar Vermelho. Ikeni é desde sempre apaixonado por Karoma, dama de Nefertari. Bom moço e tímido, ele vai demorar a se declarar, mas finalmente os dois se casam e tem um filho.

KAROMA (Roberta Santiago) - NúbiaFiel dama de Nefertari, as duas são amigas e confidentes. Karoma é apaixonada por Ikeni e se impacienta com a timidez do rapaz. Mas ele finalmente se declara e os dois se casam e têm um filho.

BAKENMUT ( Kiko Pissolato  ) – EgípcioOficial forte e corajoso, mas sem caráter. Bakenmut só quer se dar bem e não terá escrúpulos se lhe for apresentada uma oportunidade. Gosta de farras com mulheres e de se embebedar na casa de Senet. Amante de ocasião de qualquer mulher que lhe der bola. Não hesita em executar ordens, por mais cruéis que sejam. Matar, para ele, não é problema.

SIMUT (Renato Livera)- EgípcioAssistente do sacerdote Paser, Simut faz de tudo para acertar, mas normalmente erra. Simut é um adorável fracassado. Seu sonho é um dia se tornar sacerdote, mas, se lhe faltam dotes para tal, não lhe falta bom coração. Apesar das broncas que leva de seu mestre, Simut tem carinho sincero por aquele que vê como um pai. Finalmente, Simut não fracassa no que ele tem de melhor: boas intenções!

SIFRÁ (Stella Freitas) - IsraelitaParteira experiente, temente a Deus. Faz o parto de Moisés. É bem humorada, bondosa e incansável na luta para salvar as crianças hebreias.

PUÁ (Valéria Alencar)– IsraelitaParteira que auxilia Sifrá.

BENNU (Iran Malfitano) - EgípcioDono da Casa de Senet. Vai chantagear Yunet quando ela for morar no palácio, ameaçando contar sobre o seu passado como prostituta.

BARUK (Bemvindo Sequeira) – MidianitaViúvo, pai de Anibal e Menahem. Proprietário de rebanho de ovelhas e comerciante. Homem sem escrúpulos, rude e ignorante. Baruk quer ter sempre mais, não importa como.  Disputa a posse do poço de Jetro por ganância e não vai deixar barato. Baruk detesta perder e quer ter mais influência em sua comunidade do que Jetro.

ANIBAL (Thierry Figueira) – MidianitaFilho de Baruk, irmão de Menahem. Herdou do pai a falta de escrúpulos e o gosto pela truculência. Se Baruk é ignorante, Aníbal é ainda mais obtuso e capaz de uma crueldade que apenas aguarda espaço para crescer.  Despreza as boas qualidades do irmão, classificando-o como um tolo e fraco. Para Anibal, tudo se consegue na força.

MENAHEM  (Jorge Pontual) - MidianitaFilho de Baruk, irmão de Anibal. Rapaz bom, mas covarde. Não aprova as ações do pai e do irmão, mas não sabe como impor suas opiniões. Normalmente aquiesce e sofre com isso. Apaixonado por Adira, filha de Jetro, nem esse grande amor lhe dá a coragem de enfrentar sua família.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.