quinta-feira, 9 de abril de 2015

"Nelson Rodrigues na TV: As Melhores Histórias de 'A Vida Como Ela É...'"

Livro reúne 30 contos que foram adaptados para o programa "Fantástico" em 1996 e conta com textos de Malu Mader e Daniel Filho, além de uma entrevista com Euclydes Marinho

“Acho um pobre-diabo o sujeito que despreza ‘A vida como ela é...’.” Assim Nelson Rodrigues respondeu ao repórter Aldney Peixoto acerca de sua coluna no jornal "Última Hora". Seus contos falavam direto com o público sobre temas como sexo, amor, morte e traição – a coluna de Nelson foi um grande sucesso e os textos se tornaram cada vez mais populares. Sem dúvida, de todas as adaptações feitas, a do programa "Fantástico", da TV Globo, exibida em 1996, foi a que teve maior repercussão e a que deu ao texto literário de Nelson um alcance nacional sem precedentes.

Mais que uma simples coletânea, Nelson Rodrigues na TV é uma referência para os fãs do autor e para todas as pessoas que querem conhecer esse grande contador de histórias e entender o que foi o fenômeno “A Vida Como Ela É...”. O novo livro conta com uma apresentação da atriz Malu Mader, um depoimento do diretor da série do "Fantástico", Daniel Filho, e uma entrevista com o roteirista, Euclydes Marinho, – todos registram como foi e é apaixonante viver o universo de um dos maiores autores da literatura brasileira.

Nelson Rodrigues escreveu 17 peças. A representação de "Vestido de Noiva", em 1943, numa montagem dirigida por Ziembinski, é considerada o marco zero do teatro moderno no Brasil. Além do teatro, o autor destacou-se no jornalismo como cronista e comentarista esportivo; e também como romancista e contista. Nesse último gênero, Nelson fez história com a coluna “A Vida Como Ela É...”, que até hoje é lembrada por grande parte dos leitores e telespectadores brasileiros.

Desde 2012, ano das comemorações do centenário de Nelson Rodrigues, a Editora Nova Fronteira vem publicando importantes livros do autor, seguindo o projeto estabelecido para o plano de obra. Foram lançados três novos volumes de "A Vida Como Ela É...": uma reedição das cem histórias publicadas por Nelson, em 1961; outro com 100 contos inéditos em livro; e mais um volume, desta vez com 47 contos célebres, mais seis histórias seriadas em capítulos (sendo cinco inéditas).

Além desse conjunto e de outros títulos, em 2013, a Editora Nova Fronteira publicou "Cidade" - a partir de um capítulo inédito, o primeiro de um romance inacabado de Nelson, a história foi concluída por um grande time de escritores: André Sant’Anna, Carlito Azevedo, Aldir Blanc e Veronica Stigger. E no começo deste ano, foi lançada a reedição de "Memórias – A Menina Sem Estrela", um relato surpreendente no qual os temas se cruzam, as histórias de sua família – como o nascimento de Daniela, a “menina sem estrela” – são entrelaçadas aos acontecimentos da história do Brasil e do mundo. O resultado: uma autobiografia da figura complexa de Nelson Rodrigues.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.