sábado, 21 de março de 2015

Crítica do primeiro capítulo da novela... Babilônia

André Araújo

Sem desmerecer os talentosos Ricardo Linhares, autor de “Meu Bem-Querer" (1998) e o João Ximenes Braga, autor de “Lado A Lado”,mas “Babilônia” é mesmo do Gilberto Braga!...

Há quanto tempo não se via uma estreia tão sensacional e um primeiro supercapítulo tão inteligente,tão bem apresentado e tão de tirar o fôlego?...Como disse Nílson Xavier em seu blog,o capítulo 1 de “Babilônia” foi (e sempre será!) uma verdadeira aula de roteiro! Perfeito!

Com diálogos e imagens de cinema e uma apresentação sutil,as histórias das protagonistas da trama foram apresentadas (e entrelaçadas!)de uma forma tão natural e tão diretas,que tive a ligeira sensação de estar acompanhando a história de cada uma bem antes de a novela começar,com o “agravante” de eu não ter visto sequer nem mesmo uma chamada da novela! Gilberto Braga é mesmo um craque! Não por acaso é chamado de o sucessor de Janete Clair, com todos os seus “cacoetes” e “estratégias” para segurar o telespectador diante da TV.

Glória Pires (Beatriz),em sua melhor forma, nos mostrou sofisticação e um super talento em cada arquear de sobrancelhas e, mais ainda, a cada vez que abriu a boca. Glória é dessas atrizes que somente com o olhar já “derruba” o colega e rouba a cena. De “coroa sexy” ali, eu não vi nada.O que enxerguei em cada cena foi uma atriz madura, cria da TV, que chegou e arrebentou, chamando para si todas as atenções. Um show de interpretação! Em nada lembrou a Norma de “Insensato Coração”,que,a bem da verdade, nunca entendi.

Adriana Esteves (Inês),que por um segundo ainda me fez lembrar a Carminha de “Avenida Brasil”,retornou ao vídeo no momento certo, e num papel ímpar(é bem capaz de deixar de lado a capa de vilã para se transformar na verdadeira mocinha da trama.Quem sabe? Novela é obra aberta e foi isso que ela me passou!). Até retiro dela a “alcunha” de vilã.O que Gilberto Braga mostrou com a personagem,foi uma “Maria de Fátima Acioly” já casada, com profissão definida e uma filha adolescente.Em busca de ascensão social, e com a certeza de que se reencontrasse a “velha amiga(?)” de adolescência (Beatriz), Inês teria sua vida mudada e catapultada ao mundo dos ricos,seu maior sonho.

Reencontrando a amiguinha de velha data, eis que nossa advogada sem clientes e alpinista social, é terrivelmente enxovalhada e humilhada. E,claro, a partir daí, o que era paixão/admiração, num estalar de dedos se transformou em ódio,o que achei natural.Se o autor buscou um “pretexto” para transformar a personagem numa vilã,a situação caiu como um prato cheio.E que prato saboroso!!! Mais uma vez,perfeito!!!

Camila Pitanga (Regina), como toda mocinha pobre que é enganada por um malandro, não teve brilho, mas a atriz se esforçou para convencer como heroína romântica,meio mulher difícil, e até certo ponto ingênua. Acho que no Rio de Janeiro de 2005, a mulherada,principalmente a “da gema”, jamais se deixaria levar pelo papo barato do malandro Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes), muito pelo contrário (risos)... Mas estamos falando de uma obra de ficção, não é?... E embora a história de toda mocinha seja sempre uma “receita de bolo” de massa preparada,talvez sua trama surpreenda.Quem sabe? Mas mesmo que nossa heroína não diga mesmo a que veio, por si só, Glória Pires já segura toda a novela, tal qual aconteceu em “O Dono do Mundo” (1991),do mesmo Gilberto Braga.

Fernanda Montenegro (Teresa) e Nathália Timberg (Estela) - por que será que Gilberto Braga sempre usa os mesmos nomes de personagens para suas novelas, Nílson Xavier? (colunista do Uol / criador do site Teledramaturgia),deram um show, como fazem em qualquer novela e em qualquer papel. A ideia de uma história forte de amor homossexual na terceira idade foi o que posso chamar de reinventar-se, uma vez que todos os autores,quando tratam do assunto, só escrevem a mesma história e sempre há um jovem no meio,cheio de indecisões, do tipo: “Dou ou não dou?”,“Sou ou não sou?” .Chega disso, não? Bárbaro! E que beijo lindo! Mais ternura,impossível! Ave,Gilberto Braga! Tinha de ser você! E essa história de amor veio no momento certo.Perfeitíssimo!!!

Que todos os outros escritores tenham acompanhando o capítulo de estreia de “Babilônia”.Há sempre algo para aprender e Gilberto Braga tem mesmo muito para ensinar.Sempre.
***


André Araújo é um apaixonado por novelas. Tanto que ele escreve algumas por aí e publica pela internet, arrebatando fãs e distribuindo inspiração. Da cabeça dele ja saíram grandes personagens. Entre as novelas virtuais, é autor de "Uma Vez Na Vida! e "Flor de Cera", que será lançada em breve e tem até grupo no Facebook - neste link.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.