sexta-feira, 27 de março de 2015

"Avenida Brasil": Três anos de #OiOiOi

Tamara Caetano

Com pegada de seriado norte americano e utilizando como plano de fundo o futebol, uma das paixões verde amarela, a novela "Avenida Brasil" completa nesta semana três anos de estreia no horário nobre da Rede Globo. O público foi apresentado à saga de vingança de Rita (Mel Maia), menina esperta, de nove anos de idade, que vê sua infância chegar ao fim por conta das armações da inescrupulosa Carminha (Adriana Esteves), segunda esposa de seu pai, Genésio (Tony Ramos), com o amante Max (Marcelo Novaes). 



Na primeira semana de exibição o público já comprou e aprovou a narrativa cheia de bons ganchos e mistérios. O autor, João Emanuel Carneiro, montou, na fase inicial de seu enredo, um conto de fadas no coração do subúrbio carioca com direito a madrasta má que abandona a garotinha órfã em um lixão. Ainda dos folhetins infantis pode-se retirar o príncipe, a fada madrinha e o “velho do saco”, representados respectivamente pelos personagens Batata (Bernardo Simões) Lucinda (Vera Holtz) e Nilo (José de Abreu). Ainda nesta etapa da trama é exibida a final de uma edição do Campeonato Carioca e conhecemos Jorge Tufão (Murilo Benício), camisa dez do Flamengo, jogador que vive o auge de sua carreira, mas prefere preservar sua origem humilde ao lado da noiva Monalisa (Heloísa Perrisse) e sua família. 

O caminho de Tufão e Genésio se cruzam justamente na Avenida Brasil, quando o primeiro, em um momento de distração, atropela o segundo que acaba falecendo. Ambiciosa, Carminha vê no atleta uma chance de enriquecer e logo os dois passam a se envolver. No lixão, Rita sofre nas mãos de Nilo. Obstinada a fazer justiça, a garota chega a procurar Tufão, mas não consegue falar com ele. O primeiro ciclo da narrativa se finda com Batata sendo adotado por Tufão e Carminha e Rita por uma família argentina que a leva embora e muda seu nome para Nina.



Doze anos se passam. Mesmo feliz com sua nova vida, Nina (Débora Falabella) ainda acompanha os passos da madrasta que a abandonou no lixão e acabou com a vida de Genésio. Após a morte do pai de criação, ela decide voltar ao Brasil para se vingar de Carminha e Max, agora marido de Ivana (Letícia Isnard), irmã de Tufão. Na casa do ex jogador ela reencontra Jorginho (Cauã Reymond), o Batata, seu amor de infância. 

A novela notavelmente se tornou um sucesso de crítica e de público. Além dos principais, vários secundários se sobressaíram, desde a periguete Suélen (Ísis Valverde), bairro até as divertidas empregadas Zezé (Cacau Protásio) e Janaína (Cláudia Missura) passando pelo triangulo amoroso vívido por Leleco (Marcos Caruso), Murici (Eliane Giardini) e Tessália (Débora Nascimento). 


O "Divino Futebol Clube", equipe fictícia de futebol, também caiu nas graças dos telespectadores e no último capítulo subiu de divisão em um momento de superação de Adaulto (Juliano Cazarré) que bateu o pênalti da vitória do time. Após muitas reviravoltas, o passado de Carminha vem à tona e é descoberto que assim como Nina ela teve um grande trauma na infância, assistiu o pai Santiago (Juca de Oliveira), matar a mãe. A vilã se arrepende de suas atitudes e termina no lixão, ao lado de Lucinda. 

"Avenida Brasil" tornou-se a telenovela mais exportada da Rede Globo, superando "Da Cor do Pecado", que era a líder de vendas para outros países. Na Argentina o sucesso foi tanto que o último capítulo foi exibido em um telão para 6.000 pessoas na casa de eventos Luna Park em Buenos Aires com a presença de Débora Falabella e Cauã Reymond. 



***
Tamara Caetano é jornalista formada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Católica de Santos. É repórter free-lancer de vários veículos de comunicação, assessora de imprensa e, quando tem tempo livre, uma crítica apaixonada de telenovelas.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.