domingo, 22 de março de 2015

Ritmo da dramaturgia: A trilha sonora da "Gabriela" de 1975

Capa do vinil de "Gabriela": sucesso em 1975
Luiz Gomes Otero

Nos anos 70, as novelas da Rede Globo contavam com trilha sonoras próprias, feitas sob encomenda. No caso da primeira versão de "Gabriela", o som para mim foi impactante. Uma trilha que com direção musical de Dori Caymmi, filho do mestre Dorival, além de outras canções escolhidas a dedo para compor a produção. Tudo parecia se encaixar com perfeição.

Eu tinha apenas dez anos de idade. E mesmo assim, lembro como se fosse hoje a audição da trilha instrumental batizada de Porto, com vocais do grupo MPB-4 e o violão de Dori Caymmi, indicando o fim do capítulo ou a chamada para o comercial do intervalo. Era algo que não cansava o ouvinte ou o público. Na verdade, eu considero essa uma das melhores peças instrumentais feitas para uma produção de TV. A melodia doce e ao mesmo tempo densa composta por Dori encontrou um porto seguro nas vozes de Magro, Aquiles, Ruy e Miltinho, que na época formavam o MPB-4.

Não bastasse isso, ainda tinha outra peça instrumental que era usada sempre nos momentos mais dramáticos da novela. Trata-se de São Jorge dos Ilhéus, de Alceu Valença, que trouxe toda a sua essência nordestina para a composição.


Sonia Braga, sensualizando como Gabriela, também no cinema
Das composições escolhidas para compor a trilha, destacam-se "Coração Ateu", com Maria Bethânia, uma balada com melodia melancólica que acabou ganhando espaço nas rádios, e "Filho da Bahia", praticamente a estreia de Fafá de Belém, com o pé direito, além de canções como "Caravana", de Geraldo Azevedo, e a instrumental "Guitarra Baiana", de Moraes Moreira. Havia outras canções menos conhecidas, como a ótima "Retirada", de Elomar, e a divertida "Doces Olheiras", com João Bosco.

Há ainda um poema raro de Jorge Amado musicado por Dori Caymmi, batizado de "Alegre Menina". Com vocal preciso de Djavan, que começava a sua carreira na música, a canção foi feita sob encomenda para a novela e caiu como uma luva nas imagens em que a atriz Sonia Braga aparecia na tela da TV.


CD relançado no início dos anos 2000 que relembrou trilhas de sucesso
É preciso destacar também a importância da canção tema, chamada "Modinha para Gabriela", composta por Dorival Caymmi e eternizada na voz de Gal Costa. O refrão retratava com fidelidade a característica de liberdade da protagonista da trama escrita por Jorge Amado ("...eu nasci assim eu cresci assim e sou mesmo assim. Vou ser sempre assim Gabriela, sempre Gabriela..."). Uma obra prima na sua mais pura essência musical.

"Gabriela" foi a primeira trilha que me causou um impacto direto. Outras viriam depois, pasteurizadas por sucessos internacionais, é verdade. Mas nenhuma, na minha opinião, conseguiu superar a força dessa produção de 1975. Tanto que na refilmagem protagonizada pela atriz Juliana Paes muitas dessas composições originais acabaram sendo usadas novamente. Não havia como substituí-las.


***
Dono de um coração imenso e de uma simplicidade ímpar, popucas vezes encontrada no meio jornalístico, Luiz Gomes Otero é jornalista, mas também é uma "enciclopédia musical".; Pergunte a ele sobre determinada canção e, provavelmente, este senhor jornalista, formado pela Universidade Católica de Santos, saberá responder.


Porto - MPB-4



 Alegre Menina - Djavan

 Modinha para Gabriela - Gal Costa



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.