domingo, 22 de março de 2015

Manoel Carlos: A ingratidão das filhas das Helenas

Tamara Caetano

Mulheres em busca da felicidade plena. Fortes e, ao mesmo tempo, suaves. Mães. Moradoras da Zona Sul carioca. Em suas trajetórias são capazes de tomar as atitudes mais passionais e loucas em nome do bem-estar alheio. Principalmente quando se trata das filhas que nem sempre retribuem o ato generoso. Essas são as Helenas de Manoel Carlos. 


Helena e Joyce, em cena de "História de Amor"
Na novela "História de Amor" (1995), na trama Helena (Regina Duarte) abre mão de seu amor pelo médico Carlos Moretti (José Mayer) por conta da filha Joyce (Carla Marins). A madrasta de Carlos, Rafaela (Marly Bueno) não aceita o possível romance entre Joyce e Bruno (Cláudio Lins), irmão mais novo do médico. Após uma intriga de Sheila (Lilia Cabral), sócia e ex-namorada de Carlos que ainda é apaixonada por ele, Rafaela passa a acreditar que Bruno pode assumir o bebê que Joyce espera. 

Com intuito de tentar proteger o rapaz, Rafaela procura a filha de Helena e a humilha com indicações de que a moça estava interessada no dinheiro da família. Helena, que já tem poucas afinidades com Rafaela, acaba rompendo de vez com Carlos aborrecida com a postura da madrasta. A atitude não comove Joyce. As duas sempre tiveram uma relação estremecida e tudo se agrava cada vez que Helena tenta proteger Joyce. Os conflitos de Helena com o ex-marido Assunção (Nuno Leal Maia) e Caio (Angelo Paes Leme), namorado de Joyce, contribuem com o conturbado convívio entre elas. 

Rivalidade entre mãe e filha é um tempero recorrente nas crônicas de Maneco. E as progenitoras levam vantagem. O público sempre ficou ao lado delas. Vamos relembrar outras Helenas que penaram nas mãos de suas crias: 


Helena e Maria Eduarda, em "Por Amor"
"Por Amor" (1998) - Helena (Regina Duarte) e Maria Eduarda (Gabriela Duarte) sempre mantiveram um laço de muito carinho e cumplicidade. A amizade das duas mereceu ilustrar a abertura da novela (inteligentemente a emissora optou por utilizar fotos do arquivo pessoal de Regina e Gabriela, mãe e filha na vida real, embaladas por "Falando de Amor", executada pelo Quarteto em Cy). Na trama, as duas casaram na mesma época e engravidaram juntas. Entretanto, os telespectadores não se renderam a Eduarda. A personagem era considerada mimada demais por conta dos ciúmes de seu noivo/marido Marcelo (Fábio Assunção) e pela rejeição que tinha pelo pai Orestes (Paulo José), que sofria de alcoolismo. O ódio comum chega ao auge quando Helena troca seu filho com Atílio (Antônio Fagundes) pelo bebê morto de Eduarda, que não poderia mais engravidar. 


Helena e Camila, em "Laços de Família"
Laços de Família (2000) - O médico recém-formado Edu (Reynaldo Gianecchini) é alvo de disputa entre a esteticista Helena (Vera Fischer) e sua filha Camilla (Carolina Dieckmann). Edu e Helena se conheceram após um acidente de carro, às vésperas do Ano Novo. A princípio, os dois não se entendem, só que mais a frente acabam vivendo um tórrido romance. Alma (Marieta Severo), tia de Edu, não vê o relacionamento dos dois com bons olhos por conta da diferença de idade (Edu é 20 anos mais novo que a namorada) e deixa sua insatisfação explícita. Helena começa a perder Edu quando ele o acompanha em uma viagem a Tókio para visitarem Camilla. Em pouco tempo, Camilla e Edu se tornam bons amigos e quando ela volta para o Brasil a amizade se transforma em paixão. Ao entender que seu relacionamento com Edu estava fadado ao fracasso, Helena se afasta do médico e após um complicado caminho ele e Camilla ficam juntos e se casam provocando desacordo do público. Camilla só mereceu perdão nos momentos finais de "Laços de Família", quando bem debilitada por conta de sua luta contra leucemia teve que raspar os cabelos. Em busca da cura da filha, Helena engravida propositalmente do primo Pedro (José Mayer), secreto pai de Camilla, para tentar salvá-la com um transplante de medula. No final Camilla termina casada e feliz com Edu e Helena cria Vitória, sua filha com Pedro, ao lado de Miguel (Tony Ramos), que sempre foi apaixonado por ela.


Helena e Luiza, em "Em Família"
Em Família (2014) - Antes de alcançarem um final feliz, Helena ( Bruna Marquezine/ Júlia Lemmertz) e Luíza (Bruna Marquezine) tiveram que percorrer um caminho recheado de embates e colisões por conta de Laerte (Guilherme Leicam/ Gabriel Braga Nunes), flautista, primo de Helena e seu amor de juventude. O romance dos primos acabou de forma conturbada. O desequilíbrio de Laerte deu como consequência a quase morte de Virgílio (Nando Rodrigues/Humberto Martins) e a morte de Ramiro, que fica chocado após descobrir que o sobrinho enterrou Virgílio inconsciente após pensar que ele estava morto. Mais de 20 anos se passam. Após pagar pela tentativa de assassinato de Virgílio, Laerte se mudou do Brasil e se tornou um músico renomado por todo mundo e, aparentemente, é um homem livre de seu ciúme patológico. Em um concerto em Viena, ele se depara com seu passado ao ver Luíza, filha de Helena, que tem a aparência semelhante a mãe. Na volta ao Brasil, os dois acabam se relacionando, provocando desagrado de boa parte da família e a ira de Helena. Os dois marcam casamento e ao mesmo tempo que enfrenta os pais em nome de seu amor, Luiza percebe que os ataques possessivos de Laerte são cada vez mais frequentes. O povo não suporta a ideia de Luiza se envolver com o homem que quase matou seu pai, rejeita os dois com veemência e chega até comemorar um tapa que Luiza leva de Helena. Laerte chega a casar com Luiza, mas não tem um final feliz porque é baleado e cai morto assim que sai da igreja com a noiva. Luiza, Helena e Virgílio se reconciliam em uma temporada na Europa, onde a moça conhece um brasileiro em um café parisiense e dá a entender que pode ser seu novo amor.

***

Tamara Caetano é jornalista formada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Católica de Santos. É repórter free-lancer de vários veículos de comunicação e uma crítica apaixonada de telenovelas y otras cositas más.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.